quinta-feira, 9 de dezembro de 2010


Nome da Imagem: Nothing
Matriz: Linóleo
Cores: Preto, Laranja, Verde e Vermelho
Impressão: Tinta tipográfica

A Criação

A imagem foi realizada a partir de algumas linhas orgânicas­­ e alguns preenchimentos de textura.
A proposta era criar uma imagem simples, que não houvesse peso nos traços e que seu destaque principal fosse a organização das cores.
O nome que compõe a ilustração, Nothing, propõe não ter necessariamente um conceito implícito. A escolha vem pelo significado de não existência, não acrescentando nenhuma idéia à imagem, e somente em inglês pelo corpo da palavra, o que equilibra o texto com a imagem.
O desenho é um ser, sem definição exata, o que pode ser Nada.

O processo

O processo da criação foi realizado em casa e impresso na sala de aula.
O linóleo, material no qual foi trabalhada a imagem, possibilitou criar curvas sem riscos de o material se lascar, como na xilogravura. O que facilitou todo o processo.
Para iniciar a impressão foi preciso fazer toda a marcação do espaço da folha sobre a matriz, que estava afixada na mesa dentro de um suporte no mesmo tamanho, para que a imagem impressa ficasse centralizada.
O material não era de boa qualidade para impressão, o que resultou em algumas falhas de absorção da tinta tipográfica. ­
A solução para algumas impressões foi criar uma segunda camada de tinta preta por cima das imagens falhadas, tornando a imagem mais chapada.
A folha ficou mais carregada de tinta, mas obteve o resultado desejado.

Um comentário: